Duas informações complementares me chamaram a atenção nesta semana:
1) Avalanche de informação
No relatório "Trend Report 2010", identifica-se de diversas formas que o consumidor vive uma grande avalanche de informação e a utiliza como um indicador de status. Não importa a qualidade, a veracidade ou a profundidade da informação. Conhecê-la mesmo que superficialmente e repassá-la, hoje é sinal de status e fonte de entretenimento.
2) Triunfo da transparência
Concomitante a essa tendência existe outra perigosíssima: o triunfo da transparência pelos consumidores. Com voz ativa na rede os consumidores se valem de um benefício, que pode ser uma grande dor de cabeça para as empresas: relatos de suas experiências com produtos em real time.
Não dá mais pra esconder que o primeiro lote de um produto foi vendido com problema. Posts no twitter, facebook, blogs ou até comunidades no orkut (que sim, ainda funciona muito bem para o povão brasileiro) serão o veículo da "desgraça" da empresa que errou.
O que fazer? Ser direto e honesto com o consumidor. Quanto mais "disfarce", maior a indiferença que a sua marca receberá do consumidor. E a indiferença sim, pode matar um produto. Será a informação deletada no meio da avalanche.
Considerando tudo isso, a Apple agiu rápido nesta semana, nos EUA contra o lançamento do Windows 7. No filme abaixo, ela se vale da percepção ruim do lançamento das outras versões do produto da Microsoft.
http://link.brightcove.com/services/player/bcpid1315793544?bctid=46374378001
Todo mundo já viveu alguma expectativa e decepção com o produto e se elas não foram bem combatidas, o espaço para o ataque da concorrência está aberto.
Sabemos que o índice de rejeição do Windows não é de 100%, mas no meio da overdose de informação, uma má notícia re-twitada várias vezes faz de uma simples percepção ruim, uma verdade absoluta difícil de combater. Todo cuidado é pouco para seu produto não ganhar um RIP, como o Kanye West.
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário