domingo, 8 de março de 2009

ONE DEGREE LESS

A Green Building Council Brasil, lançou ontem (7 de março) a campanha one degree less. A campanha propõe que todos pintemos os nossos telhados de branco, o que em tese, ajudaria a refletir os raios solares e reduzir a retenção do calor nas áreas urbanas (http://www.onedegreeless.org/lang_en/links/links.html).

O site traz ilustrações bem elaboradas e três justificativas em defesa da pintura dos telhados: a redução do gasto de energia por conta do uso de ar-condicionado, a redução da poluição e da incidência de doenças relacionadas ao calor.

Não pude evitar a imagem do guarda-sol branquinho que compramos há uma semana. Em plena cobertura da Rua Augusta, sete dias foram suficientes para que o branco se tornasse marrom. Se esta campanha estiver correta, quero mais é que meu filho seja pintor.

Além da tese em si, outras duas "cositas" me chamaram a atenção no site da campanha:
- FHC é um dos embaixadores. Imediatamente me lembrei da coluna do Diogo Mainardi na Veja desta semana. Será que a melhor ilustração do que pode criar a inteligência (e a propaganda) brasileira é um Al Gore tupiniquim? Basta ler o resto da mesma revista para que o embaixador caia em descrédito. Se a tese do one degree less precisa de avalista, a escolha foi mal feita.
- A tese tem o patrocínio da Sherwing Williams. E o pior é que eu pensei que encontraria a Suvinil.

Preciso dizer mais alguma coisa? Se eu preciso, não vou. Tenho que sair imediatamente deste post para comprar ações de todas as fabricantes de tintas brancas existentes no planeta.

See ya...

3 comentários:

Anônimo disse...

Gabriela,
Conheci o seu blog por acaso, mas preciso dizer que acho seus posts brilhantes.
Eu vi a mesma campanha e fiquei pensando se seria uma bobagem ou alguma intenção séria. Depois de ler as duas coisas que te deixaram intrigada, nao preciso pensar mais sobre o assunto. Vou dormir em paz com o meu telhado escuro e sujo pela poluição.
Alem disso, quanta energia e quanta quimica seria despejada em nosso planeta para produzir tanta lata de tinta.
Por via das duvidas, tambem vou comprar as ações.
Um abraço, Pedro Miranda.

Mani disse...

Eu não ouvi falar mais nada sobre esta campanha. Achei que era sério. Vocês tem certeza que é jogada de marketing?

Anônimo disse...

Eu não tenho, e vc?