Trânsito, frio, gente correndo, excesso de pessoas na rua e o peso no meu corpo já não me incomoda mais. O que me preocupa é se minha pele vai ficar ruim com a poluição e se vou achar alguém que tira sobrancelha tão bem como a Sônia. Ainda bem que nunca peguei um super congestionamento na marginal, três horas na marginal é um bom número, não? Como?! Ai meu o pé esquerdo formigando. Ah, meu pé esquerdo! O bom desta cidade é que não falta táxi. Nos dias de chuva, fica mais difícil, mas o ideal é exercer a cidadania - propaganda de TV.
E nunca no mundo tinha reparado que existia moto. E são tantas delas. Aterrorizantes são. O divertido é brincar de adivinhação no congestionamento pra saber quem é menino e quem é menina, fora os capacetes cor-de-rosa que aparecem de vez em quando...complexo sistema de enfraquecimento da sensibilidade. Maurício de Souza faz compras na Calvin Klein. Compra roupas coloridas e não envelhece. Pede nota fiscal paulista e sorri. E eu achava que ele só ajudava bazares beneficentes e comprava pela internet para ajudar as futuras-gerações-que-hão-de-vir de baleias da Groenlândia. Mas não.
Um desses finais de semana vai ter que terminar com a prova do melhor bolo de chocolate do mundo. Dizem. Mídia e pessoas. E a loja, que se chama " O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo". Bolo sem farinha e feito com carinho. Dizem.
Em São Paulo, difícil é decorar o nome das ruas com nomes de pessoas com sobrenomes italianos, ingleses, judeus, além do dia e mês do ano que comemoram alguma coisa. Difícil é decorar o nome da ruas. Nome das ruas com números com mais de um algarismo. E ser instruída a chegar no seu destino usando apenas o primeiro nome delas. Rua pode ter apelido?
Medo de passar debaixo dos túneis, de pontes - sofro em pensar na idade deles, em sua manutenção, na água que se infiltra e acumula no concreto. Será que não caem? Pó com água vira algo gosmento, coisa quase derretida, e aí?
O dia do rodízio será o melhor dia para ir ao cinema, para ir ao shopping, para usufruir da liberdade conquistada aos dezoito anos. Dá vontade até de passear na marginal. E você reconhece pessoas com as mesmas preocupações no trânsito. são seus amigos de pensamento os que têm final igual ao seu. Deveria, sim, existir uma comunidade, um grupo de apoio (um abrigo!) aos que só podem circular depois de determinada hora - hoje ficamos presos no trabalho até mais tarde para podermos exercer nossos direitos do artigo quinto da constituição. "Direito? Aqui só depois das oito, minha senhora.", diz o marronzinho ali nas Nações Unidas.
As lixeiras com rodinhas são amarradas nos postes para não fugirem. Nas padarias, os cachorros são amarrados nos postes para não serem roubados.
Claro que vivi muito mais do que isso nestes últimos 9 meses em sampa. E é por isso que nesse natal fica o meu agradecimento pela sua especial recepção e boas vindas a São Paulo!
Feliz Natal a todos. E que possamos desfrutar muitas coisas boas em 2009.
Texto da Izabella Soares enviado por Gisele Armani.
(A Izabella é um talento. A Gisele é uma grande amiga. Ambas Brasilienses, se mudaram para São Paulo. Dão show de competência e de ética. Juntas vamos tentando chegar longe. Iza e Gi, lov.u.)